Curiosidade
Crianças nessa faixa etária são muito curiosas, interessadas, solidárias e capazes de compreender o mundo e a si mesmo. Para que continuem se desenvolvendo física, cognitiva, emocional e socialmente, precisam ter oportunidade em diferentes áreas/campos.
As crianças levam a brincadeira a sério, nós também!
A Dual oferece a Educação Infantil (Early Years) como parte do programa Primary Years Programme (PYP) do International Baccalaureate (IB). A estrutura curricular busca fomentar o aprendizado através do brincar. Mas não qualquer brincadeira.
Intencionalidade
Há diversos estágios, processos e estratégias que podem ser executadas pela escola e famílias para que o ambiente escolar seja mais saudável e profícuo possível. O brincar como forma de indagação/investigação tem as seguintes orientações:
A criança que se engaja:
- Se move livremente entre ambientes de aprendizagem, seja internos ou externos;
- Explora as artes de maneira simples e sofisticada;
- Se expressa através de histórias reais ou imaginárias;
- Conduz investigações de maneira científica, mas também de forma desregulada;
- São ativas e se divertem ao longo do processo.
Os educadores devem:
- Fomentar a brincadeira iniciada pela criança e também propor brincadeiras;
- Usar rimas, poemas, músicas e histórias para ampliar o repertório cultural das crianças;
- Buscar experiências autênticas da vida real para pensar sobre padrões numéricos, contar e sequenciar;
- Explorar a motricidade;
- Estabelecer conversas entre as crianças;
- Propor e conduzir o grupo para resolução de problemas;
- Modelar linguagem e habilidades para associadas à aprendizagem por indagação.