Ensino > Educação Infantil

Educação Infantil - do Grupo 3 ao 5

Aluno Educação Infantil

Curiosidade

Crianças nessa faixa etária são muito curiosas, interessadas, solidárias e capazes de compreender o mundo e a si mesmo. Para que continuem se desenvolvendo física, cognitiva, emocional e socialmente, precisam ter oportunidade em diferentes áreas/campos.

As crianças levam a brincadeira a sério, nós também!

A Dual oferece a Educação Infantil (Early Years) como parte do programa Primary Years Programme (PYP) do International Baccalaureate (IB). A estrutura curricular busca fomentar o aprendizado através do brincar. Mas não qualquer brincadeira.

Intencionalidade

Há diversos estágios, processos e estratégias que podem ser executadas pela escola e famílias para que o ambiente escolar seja mais saudável e profícuo possível. O brincar como forma de indagação/investigação tem as seguintes orientações:

A criança que se engaja:

- Se move livremente entre ambientes de aprendizagem, seja internos ou externos;

- Explora as artes de maneira simples e sofisticada;

- Se expressa através de histórias reais ou imaginárias;

- Conduz investigações de maneira científica, mas também de forma desregulada;

- São ativas e se divertem ao longo do processo.

Os educadores devem:

- Fomentar a brincadeira iniciada pela criança e também propor brincadeiras;

- Usar rimas, poemas, músicas e histórias para ampliar o repertório cultural das crianças;

- Buscar experiências autênticas da vida real para pensar sobre padrões numéricos, contar e sequenciar;

- Explorar a motricidade;

- Estabelecer conversas entre as crianças;

- Propor e conduzir o grupo para resolução de problemas;

- Modelar linguagem e habilidades para associadas à aprendizagem por indagação.